segunda-feira, 18 de maio de 2009

CLAREANDO MINHA INTENÇÃO, MAL INTERPRETADA PELA ENTREVISTA QUE DEI À REVISTA ÉPOCA(11/05)

A matéria, solicitada em função do lançamento do meu livro “CONFISSÕES DE MÃE”, utilizou a força das minhas ideias para fazer sensacionalismo, e causou dano ao meu verdadeiro objetivo, de apenas elogiar a maternidade! Me colocou em uma posição de julgamento perante a outras mães, o que gerou muitos comentários negativos de pessoas, que em sua maioria, nem leram meu livro. Gostaria então de ver publicada a verdade! Meu livro a respeito da maternidade, fala da minha confissão, da minha experiência. Venho examinar alguns pontos aqui:

“Mulheres deprimidas após o parto são as que passam a gestação comprando roupinhas para o bebê!”

Veja bem, fiquei algumas horas conversando com a repórter, expliquei o meu raciocinio, de que esta doença, assim com todas as outras, está sujeito a acontecer, quando ocorre um bloqueio do fluxo natural do organismo, que para mulher, é parir, amamentar, vivenciar a maternidade a fundo. O “shopping” foi um pequeno exemplo dentro de um extenso pensamento! E não fiz nenhuma afirmação a este respeito. Declarei como uma suposição! Não sou médica, nem escrevi livro sobre este assunto! Destacando esta frase, a revista me colocou numa posição muito desrespeitosa para com as pessoas que sofrem deste mal.

“Amamentar é para mãe que merece”

Esta foi uma frase copiada de uma reportagem que dei para a folha de São Paulo, que já distorcia meu pensamento! Só uso o conceito do merecimento no meu livro, quando desenvolvo o assunto do parto normal, depois de muito argumentar a respeito de seus benefícios. Digo no livro: “Devemos aceitar, quando não estivermos merecendo viver esta experiência ainda”.

"Apanhar cueca suja que o marido deixa no chão é um aprendizado de paciência e dedicação"

Para aprofundar o assunto da maternidade, desenvolvo sobre a importância da família e chego ao casamento como sendo a sua base. E elogiando os ganhos do convívio homem e mulher, dou alguns exemplos do dia-a-dia. Entre eles o de “catar as cuecas do marido como um exercício de paciência”( Disse paciência, a palavra dedicação, ligada a submissão, não foi dita por mim) Quis com este exemplo, provocar risadas. Mas quando vejo a revista colocando isso na chamada da matéria, reconheço a má fé do veículo, em querer expor a pessoa e ignorar seu conteúdo!


Se a mulher pariu, naturalmente será uma mãe melhor”

Isolar esta frase do contexto, altera seu sentido. No livro desenvolvo a respeito do significado da dor do parto. E digo: “É uma dor divina, que nos prepara para melhor cuidar do filho” Penso que a vivência do parto natural prepara melhor a mãe. Para vocês verem a importância de se respeitar a maneira de formular que o entrevistado apresenta. Uma palavra em outro lugar, altera a intenção da afirmativa. Não dito em meu livro, regras para ser uma mãe melhor! Penso que a caminhada de melhora é feita ao logo da vida, e teremos sempre muitos outros “partos”. Procurei apenas dizer que já que temos de aprender esta matéria, é bom não desperdiçar a melhor aula (o parto).


“Deus quer o homem no leme!”

Sendo perguntada a respeito do feminismo, dei uma longa resposta e exemplifiquei com uma metáfora, que foi transcrita na integra. Mas usar esta frase para a chamada principal da matéria, provou a intenção sensacionalista da revista! Que me colocou num lugar de oposição em relação ao movimento feminista. E este não é o assunto do meu livro! Fora que, examinando a metáfora, faltou realçar que coloco homem e mulher no mesmo barco, com igual valor perante a responsabilidade. Apenas destaco diferentes funções. Mas a entrevista teve a única intenção de realçar a polêmica.

Ao longo da minha caminhada, encontrei algumas verdades, e sei que elas funcionam para mim! Tenho no meu coração, respeito pela opção de cada mãe! Vejo o trabalho da maternidade como uma possibilidade de evolução para o espírito. E sei que o exame da caminhada, será feito por cada uma de nós. O objetivo das minha palavras é reconhecer a grandeza da maternidade, mas a matéria distorceu minha intenção! Não julgo a ninguém. Acredito em Deus e sinto que só a Ele cabe explicar o porquê das provas se apresentam na vida de uma mãe. Em nenhum momento quis generalizar, fiz apenas a minha confissão, para meus filhos e para aqueles que se identificam comigo.
Com esta carta, ponho um ponto final nesta polêmica. Vamos caminhar para frente!

26 comentários:

  1. Oi Maria Mariana,
    Comprei seu livro pela internet e recebi no sábado. AMEI!!!
    Lí ele inteirinho no sábado mesmo!
    Achei uma linda declaração de amor para suas filhas. As dicas são muito legais, mas o sentimento contido no livro é muito especial.
    Toda essa confusão que aconteceu com sua entrevista é digna de quem não leu o livro, pois o mesmo é muitooo delicado, cheio de amor e carinho.
    Eu chorei muitoooo! E espero que quando meu bebê nascer eu consiga me sentir como você, pois é exatamente assim que me sinto nesse momento de gestação.
    Parabéns!
    E aos que te atacam, sugiro: LEIAM O LIVRO! Pois ele fala de SER MÃE... E não de relacionamento homem / mulher ou sobre a função do pai... Fala exclusivamente da graça de ser mãe! E não tem nenhum tipo de ataque u preconceito contra nenhum tipo de pessoa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Mariana,
    Comprei seu livro pela internet e recebi no sábado. AMEI!!!
    Lí ele inteirinho no sábado mesmo!
    Achei uma linda declaração de amor para suas filhas. As dicas são muito legais, mas o sentimento contido no livro é muito especial.
    Toda essa confusão que aconteceu com sua entrevista é digna de quem não leu o livro, pois o mesmo é muitooo delicado, cheio de amor e carinho.
    Eu chorei muitoooo! E espero que quando meu bebê nascer eu consiga me sentir como você, pois é exatamente assim que me sinto nesse momento de gestação.
    Parabéns!
    E aos que te atacam, sugiro: LEIAM O LIVRO! Pois ele fala de SER MÃE... E não de relacionamento homem / mulher ou sobre a função do pai... Fala exclusivamente da graça de ser mãe! E não tem nenhum tipo de ataque u preconceito contra nenhum tipo de pessoa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, vamos seguir adiante. Você é uma excelente escritora, não se deixe virar bandeira de causa nenhuma, porque isso ia acabar te engessando!!!

    ResponderExcluir
  4. Postei um hai kai cueca em sua homenagem no meu blog.

    Adorei essa frase. kkk

    ResponderExcluir
  5. Vamos Pra frente!
    Poucas pessoas tem coragem suficiente para colocar uma maneira boa e simples de viver a vida,a mídia hoje quer ditar uma vida complicada onde ningúem é de nínguém,uma vida onde a família não tem valor e quando surge uma voz que com sua experiência e prática na vida nos mostra que é possível ser feliz de outro jeito,de uma forma que eu posso dizer até mais saudável,passando bons exemplos para os filhos,ensinando e construindo o conceito de família,de fidelidade de amor.
    Siga em frente Mariana,quem se livrar da alienação da moda e abrir o coração para a simplicidade e a graça da maternidade vai conseguir entender suas palavras.

    ResponderExcluir
  6. Você deveria processar a Época.

    ResponderExcluir
  7. olá, mariana. ainda não pude ler seu livro. a entrevista, entretanto, foi um aperitivo para mostrar ideias que devem ser expostas para fazer pensar. pelo tamanho da polêmica, muitas pessoas ficaram incomodadas por verdades que não tinham intenção de aparecer... como não existe acaso...sucesso e mantenha sua simplicidade e clareza em seu modo de ver a vida. seja feliz!

    ResponderExcluir
  8. Maria Mariana,

    comecei a ler seu livro. No momento em que vi essa frase da cueca, pensei que você estivesse fazendo graça. Sua frase ficou nos anais, pode apostar !
    Muitas mães vestiram o chapéu, é porque não sabem do que falam. São superficiais, medrosas, impacientes, intolerantes com os próprios filhos. Parabéns por sua escolha, cada vez mais rara. Seja feliz !

    ResponderExcluir
  9. Exato querida! Pra frente sempre!
    Parabéns hoje e sempre!
    As boas causas sempre vencem!!!
    Eu sei que é a sua divulgação da dedicação e carinho para com todos!
    Seu livro não tem nada a ver com o que o povo que não sabe fala! Lá é tudo explicadinho! Maravilhoso!!!
    Bjokas da Fran
    Fique bem!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom ouvir uma explicação sensata sobre um tema aparentemente tão polêmico. Eu, sinceramente, não entendo a razão da polêmica. Cada pessoa é uma, e cada pessoa tem o direito de fazer o que quiser com a sua vida. Entendi cada linha de sua explicação, e acho que você foi muito além do que o necessário para explicar algo que é tão pessoal. Na minha opinião, não era necessário. As pessoas que criticaram tanto a entrevista decidiram tomar aquilo como sendo "a verdade" e nem questionaram a veracidade da informação. quem já deu entrevista pra revista ou jornal sabe que eles distorcem a informação mesmo seja para polemizar ou por pura falta de capacidade de interpretar a resposta.
    Quanto aos chapéus, acho que mesmo que você não queira dá-los, algumas pessoas teimam em vestí-los.
    Ainda não comprei seu livro por falta de tempo. Mas gostaria de deixar registrado aqui que até o fim do mês estaremos (eu e minha família) nos mudando para "o mato" pois buscamos uma vida menos consumista e mais feliz!
    Beijos
    Dani

    ResponderExcluir
  11. Bom, não li seu livro e nem a entrevista. Soube da polêmica através de um blog de jornalista.

    Após ler o seu post, um tanto decepcionada com o tipo de jornalismo praticado com o que vc tentou dizer, fico imaginando como muita gente é levada a julgamentos de tudo através da irresponsabilidade e interesses de jornalistas e seus jornais.

    A Maria Mariana talvez tenha sido vitima do jornalismo praticado por determinados meios de comunicação.

    Cuidado com o que andam lendo...os bastidores das notícias são podres.

    A propósito, também me chamo Maria, só que do Recife.

    Um abraço e sorte

    ResponderExcluir
  12. Recebi um e-mail de uma amiga-querida e boa jornalista- com uma matéria sobre o livro, acho que a da Folha... desconfiei que existia uma resistência e polêmica jornalística por trás!
    Repassei o e-mail pro meu marido e ele teve a idéia de me dar de presente no dia das mães. O livro veio com a seguinte dedicatória:
    "Para neste teu primeiro dia das mães tu confirmar tudo aquilo que você está sentindo..."
    Pois bem, confirmei e adorei teu livro. Já recomendei pra algumas amigas e escrevi hoje sobre ele no meu blog: http://www.alinhada.blogspot.com/
    Pena que não pude postar alguns trechos que gostei, pois algum problema aqui no blog! ...queria saber se o conteúdo é protegido?
    Abços e obrigada pela palavras lidas.
    Saúde, paz e amor pra vc e a grande família!

    ResponderExcluir
  13. obs: palavras lidas e lindas, desculpa o trocadilho besta!

    ResponderExcluir
  14. Me identifiquei muito com você !!! Parabéns pela sua coragem e sensibilidade. O mundo precisa disso !!!

    Muita luz para você e sua linda familia !!!

    "A tarefa doméstica nunca será uma válvula para gozos improdutivos, porque constitui um trabalho de cooperação com Deus. O homem ou a mulher que desejam ao mesmo tempo ser pais e gozadores da vida terrestre, estão cegos e terminarão seus loucos esforços, espiritualmente falando, na vala comum da inutilidade. (Emmanuel)

    ResponderExcluir
  15. Considero você uma mulher corajosa e concordo em gênero número e grau com tudo o que você disse na entrevista. É reconfortante ver que alguém que já passou pela mídia e ainda está nela ainda dá valor ao que há de mais importante na vida de um ser humano. Parabéns e continue em frente. Que Deus abençoe seu caminho.

    ResponderExcluir
  16. Olá Maria Mariana, quero te parabenizar. Você escolheu fazer o que acredita, e expos a sua vivência, a sua experiência. É uma pena terem distorcido os fatos. E fiquei triste com a revista Época, por perceber que foi mesmo um jogo de sensacionalismo por parte da sua entrevista. Mas a mídia é mesmo suja, grande parte. Mas você é um exemplo, parabéns.

    Amanda, 18 anos.

    ResponderExcluir
  17. Minha querida, tenho 32 anos, também moro em Macaé, sou mãe de uma princesa de 4 anos.Que filhos lindos você tem.Se tivesse condições financeiras, teria tido mais filhos.Quando li a reportagem, fiquei com "pé atrás", pois mesmo tanto tempo sem notícias suas,não acreditava que teria mudado tanto.Definitivamente, aquela não era você!Foi bom achar seu blog.Voltarei sempre.Beijos

    ResponderExcluir
  18. Mariana, será que meu post e grande e nao esta dando certo?

    ResponderExcluir
  19. Concordo plenamente com suas palavras,é preciso tirar o ego do centro sou mãe e dona de casa, esposa e mulher e sinto essa cobrança das pessoas em relação , a ser profissional, resolvi me dedicar a meu filho, meu marido, e tem sido um grande aprendizado diario p mim.

    ResponderExcluir
  20. Ah, parabéns MM!!
    Depois de ter lido a entrevista fiquei perturbada e inclusive irritada, desculpe, erro como todo ser. Então agradeço (por mim) por postar esses esclarecimentos!! Fico feliz por você e por sua família, acredito também que cada um sabe de seu momento e vivencia as experiências de sua melhor forma, não cabendo a nós querer que sejam idênticas às nossas, e isso é um belo exercício de aceitação e paciência também. Ainda não li o livro, mas espero estar preparada para lê-lo em breve. Felicidades e sucesso (no melhor sentido da palavra, de ser feliz ;)

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    É por causa de absurdos como os da revista Época, que deixei de ler estas tais "revistas semanais formadoras de opinião" (eca!) há um tempão.
    Bacana seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Durante os longos anos em que passei me dedicando integralmente à profissão de MÂE (esta sim a mais antiga do mundo!), por várias vezes fui inundada por um sentimento muito forte, de estar fazendo algo importante, grandioso, prazeroso e assustador ao mesmo tempo, de uma simplicidade tão grande quanto um sorriso de criança, mas tão complexo quanto a vida em si. Eu também cheguei a pensar em escrever sobre o assunto, pois é uma experiência muito rica. Cheguei a pensar no título do livro, que seria alguma coisa do tipo "Só sei disso porque sou mãe". Parabéns a Maria Mariana, pois já não era sem tempo de uma mulher inteligente como ela falar da importância da profissão de MÂE! Beijos, tudo de bom e, mesmo sem ainda ter lido o livro, acho que ela merece um "desagravo" intelectual.

    ResponderExcluir
  23. Maria Mariana, gostei muito do seu trabalho em Confissões de Adolescentes mas acredito que seu "novo" trabalho é sua obra prima!

    Fiquei incrivelmente (bem) impressionada ao ler hoje sua entrevista para a Época, não sei se todas aquelas palavras são suas mas quero lhe parabenizar por elas.

    É realmente triste nossa realidade, cada vez menos preocupada com o sentido de ser humano.
    É triste uma sociedade que não dá valor à formação de seus homens e mulheres, colocando a base desta formação - família e maternidade - em segundo (ou mesmo em último) plano.
    É lamentável uma sociedade que perdeu o sentido (e até mesmo rechaça) do que é belo, bom e vero.

    É um alívio escutar sua voz que se levanta contra a maré dos modismos ditatoriais, dizendo que não, nem tudo na vida é pressa, loucura e egoísmo, há coisas maiores, belas, sublimes!

    Desejo a você muita fortaleza para não sucumbir diante das vozes loucas e ferozes que te atacam.

    Deus te abençoe!

    Carla, 26 anos, Fortaleza - CE

    ResponderExcluir
  24. Maria Mariana , acho que sou a mais nova por aqui , Se não sabe o sacrifíssio que passei para achar este blog , e o sacrifício que estou passando para comprar os DVDS e um livro do confissões de adolescente , se vc ler oque escrevo , já fico muito agradecida ! Sou uma grande fã sua com apenas 13 anos de idade ! Sou de uma família pobre de são paulo capital . E conheci o Confissões de Adolescente quando tinha acabado de completar 13 anos , Estava eu mudando de canal sem rumo na TV . Até que vi uma coisa interresante sabe , uma seriado diferente passando na TV CULTURA E vi aquele capítulo todo . Me apaixonei . Minhas amigas me chamam de brega pelo seria ser antigo , mas sei apreciar uma coisa boa . Quando terminei de assistir , eu corri atrás para saber mais sobre essa tal confissões de adolescente , pesquisei na internet sobre tudo . E fiquei encantada , então eu não era brega , sim , uma grande reconhecedora . Sabia que iria me identificar muito na quele seriado . Assim um mês passou e os capítulos do 1ª temporada foram se peretindo ... Até que uma tarde ás 5:30 coloqei no canal cultura e CADÊEE CADêE A MINHA SÉRIE , MESMO REPETIDA QUERIA ELA DE NOVO . Mandei tantos e-mail pedindo esse seriado de volta que nem sentia mais meus dedos de tanto escrever a lamentar . MEUS PEDIDOS FORAM ATENDIDOS . A cultura agora está passando novamente a 1ª temporada de confissões de adolescente toda sexta ( pouco eu acho ) ás 18:00 Não perco uma sexta . E eu tento tento tando conseguir um DVD COM TODAS AS TEMPORADAS . E eu não vou desistir . Sei de quase tudo do Confissões de adolescente . E SEI TBM QUE SE VC LER ESSA MENSAGEM VAI SE ENCANTAR COMIGO ! Se vc ler essa mensagem já estarei tão grata que vc não faz idéia . Se um dia te encontrar juro que minha vida está completa . Pelo menos uma parte dela !


    BEIJOS EU TE ADMIRO MUITO BEIJOS EM SEU LINDO CORAÇÃO ! Seus filhos são lindos ! E VC PARECE QUE A IDADE NÃO PESA QUELA QUE EU VI NO SERIA DO É EXATAMENTE A MESMA QUE ESTOU VENDO AQUI ! BEIJOS EU TE ADMIRO MUIITO .

    ResponderExcluir
  25. Maria, eu realmente não sei se o blog ainda está ativo e se você ainda lê os comentários. Mas eu gostaria muito de conversar com você sobre "ser mãe" e seu livro. Achei tudo fantástico e extremamente belo. Por favor, eu realmente gostaria de manter contato! Obrigada pela atenção. Meu nome é Andreia, e faço parte de uma associação de mulheres. Seria muito bom conversar sobre tudo isso!

    Obrigada, mais uma vez!

    ResponderExcluir